sábado, 24 de abril de 2010

Vidas secas :Uma analise sociológica
Vidas secas de Graciliano ramos ,um clássico da literatura brasileira ,nos dá varias possibilidades de análise. Podemos achegar ao texto abordando várias perspectivas, alguns podem analisar pelo viés da psicologia ,observando o homem em seu isolamento diante do mundo e de si mesmo. Também pela analise geográfica do sertão brasileiro, outros ate pelo viés religioso. Nós abordaremos esta obra rica em detalhes pelo viés da sociologia, analisando os Por quês da situação social de Fabiano e sua família
Para fazer essa analise iremos usar como fonte de pesquisa os textos :Landim, Teobaldo: seca a estação do inferno; Candido, Antonio: ensaio sobre Graciliano ramos, 1918; Freyre, Gilberto; sobrados e molambos.1998. Através desses autores que iremos analisar pelo viés sociológico o sertão de Fabiano .
Iniciaremos citando Freyre “No Brasil patriarcal, o menino–enquanto considerado menino–foi sempre criatura conservada a grande distancia do homem”.
A partir desse trecho podemos analisar a relação do pai com o filho. O pai detentor da autoridade máxima dentro do núcleo familiar não permitia a socialização do filho. O patriarca tinha o poder de mandar e desmandar segundo os seus critérios até a vida do filho estava sujeita a autoridade do pai. Os “párvulos” (1998) “eram tratados como criatura estranha ...tratado como resto”.
A forma de relacionamento entre pai e filho era semelhante ao do senhor e escravo. O menino era castigado, humilhado e isolado “....seu corpo era o mais castigado dentro da casa”. Não havia o dialogo como forma de ajustar a situação. Existia a arrogância e a prepotência do patriarca fazendo de sua posição um meio de dominação sem questionamento .
Observando estes fatores sociais que era considerado “folclore” (1998) enxergamos em Fabiano, o patriarca do núcleo família no sertão .
Fabiano carregando o ranço patriarcal de seus antepassados, reproduz o patriarcalismo arcaico. Não é difícil de perceber esse ranço, no primeiro capitulo “mudança” (1938) nos primeiros parágrafos temos a expressão de um homem que vive sobre as rédeas do patriarcalismo .
Depois da descrição do sertão temos a primeira manifestação de maltrato dos meninos. O menino mas velho cansado de caminhar põe–se a chorar e parou sentado no chão. E Fabiano o patriarca excomunga o menino “anda condenado do diabo.... não obtendo resultado, fustigou–o com a bainha da faca de ponta” (1938). Essa atitude Fabiano expressa que ainda no sec.XX o patriarcalismo imperava no Brasil .
As atitudes de Fabiano não era fato isolado, mas uma reprodução das suas experiências quando criança .
Fabiano o homem inautêntico reproduz de forma semelhante à forma patriarcal. Depois de excomungar o filho e espancar ele “desejou matá-lo” (1968).
Esses comportamentos nos explicam o modelo sociológico de criação de filhos no Brasil de 1938, explicando o porquê às crianças de nosso país são tão maltratadas até hoje. O filho mais velho com o filho mais novo eram vitimas da desgraça que seu pai passara no passado, e por este não ter recebido instrução reproduziu os mesmos atos vividos.

Bibliografias:

Graciliano Ramos, Vidas Secas.
Landim, Teobaldo: Seca a Estação do Inferno;
Candido, Antonio: ensaio sobre Graciliano Ramos, 1918;
Freyre, Gilberto; Sobrados e Molambos.1998.

Um comentário:

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