sábado, 24 de abril de 2010

Tema: Experimentar Deus
Texto. Romanos. 5.3-4.
“E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, E a paciência à experiência, e a experiência a esperança”.
Introdução
Hoje quero meditar com os irmãos sobre uma palavra que é ex-peri-ência.
Essa palavra é um das mais discutidas e difíceis de nossa tradição ocidental.
Vamos analisar essa palavra numa perspectiva essencial que nos permite articular Deus como experiência dentro de nossa historia pessoal e coletiva.
A etimologia da própria palavra ex-peri-ência nos forneça a primeira achega à sua compreensão.
Experiência é a ciência ou conhecimento (ciência) que o ser humano adquire quando sai de si mesmo (ex) e procura compreender um objeto por todos os lados (Peri).
A experiência não é um conhecimento teórico ou livresco. Mas é adquirido em contato com a realidade que nãos deixa penetrar facilmente e que ate se opõe e resiste ao ser humano. Por isso toda a experiência existe um quociente forte de sofrimento e de luta.
A experiência resulta do encontro com o mundo, num vai-e-vem incessante, encontro que nos permite construir e também destruir representações que havíamos recebido da sociedade ou da educação.
O conhecimento que resulta desse embate é precisamente o que chamamos de experiência. Ela constitui uma riqueza que só quem passou por ela pode comunicar. Ela lhe confere auto-ridade, precisamente a autoridade de uma pessoa ex-perimentada.
O saber é um saber verificável que se fez verdade concreta e vital. Abertura, despojamento de pré-conceitos e de idéias-feitas são condições indispensáveis à experiência. Fechar-se a experiência é negar-se ao questionamento, à chance de enriquecimento e revela atitude dogmática e fundamentalista, portanto manifesta um saber não verificável, que não sub-siste nem re-siste em contato com a realidade experimentada.
Para conhecermos Deus é preciso termos experiência. Experiência que nos possibilita um olhar para fora de nós mesmo.
A palavra ex-peri-ência, em si mesmo nos diz muitas coisa.
A palavra peri- que em Latim quer dizer “ao redor de”, “em torno de” nos informa que a experiência não resulta de uma percepção isolada, mas constitui a síntese de muitas combinações reunidas.
Pela experiência Deus se faz cada vez mais presente dentro de quem quer conhecê-lo, na medida em que ele se abre mais e mais a Deus ele compreende sua vontade.
Vamos analisar uma preposição da palavra experiência. Que é a preposição (ex). Ex. é uma preposição da língua latina que significa “estar orientado para fora” “exposto a” “aberto para” temos, por exemplo, as palavras: ex-clamação, ex-posição, ex-istência.
Neste sentido, ex exprime uma característica fundamental do ser humano como ex-istência. Ele é um ser que ex-iste voltado para fora em dialogo e em comunhão com o outro ou com Deus. Eu só consigo ter ex-periência com Deus quando eu afasto de mim mesmo e começo a olhar para o próximo, amando-o com o mesmo amor que Deus me ama.
Essa é a ex-periência que Deus quer que tenhamos, uma ex-periência que nos afasta de nós mesmos para chegarmos ao outro.
Hoje as igrejas estão querendo ter experiências com Deus, mas querem dentro de quatro paredes, não se jogando ao mundo, não olhando para o peri “ao lado de, em torno de”.
As igrejas estão centradas em si mesmo, vendendo uma indulgência, vulgarizando um Deus bondoso e caridoso.
Deus espera mais de sua igreja, Ele acredita que sua igreja nunca vai se contaminar com o mundo, e nem se envolver com meretrizes e donzelas que se disfarçam para enganar os fieis.
As igrejas estão formando crentes que têm in-periência, uma experiência voltada para seu próprio ser e necessidade. Somos medíocres e avarentos, pecadores conscientes de nossa mediocridade e avareza. É hora de nós crentes regenerados pelo Cristo crucificado, levantarmos tomarmos uma decisão seria e coerente de, olharmos para fora de nós mesmos tendo de fato uma ex-periencia com Deus.
Experimentar Deus é isso olhar para além de si mesmo e sair ex, e olhar em torno peri. Pois só assim conseguiremos ter de fato e real experiência com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário